Brinquedos que ajudam as crianças a desenvolver a fala.
Quando alguma criança com atraso no desenvolvimento da fala, trocas de letras na fala, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou Apraxia de Fala Infantil inicia acompanhamento com fonoaudiólogo, é comum os pais solicitarem aos fonos dicas de brinquedos que ajudem a criança a falar.
Não existe regra quando o assunto são materiais e brinquedos ideais. Contudo, com o passar dos anos e a prática fonoaudiológica com essas crianças, pude observar que alguns objetos e materiais atraiam mais as crianças que outros e promoviam um maior engajamento, despertavam o interesse e facilitavam a interação social. Antes de mais nada, precisamos considerar que cada criança é um indivíduo que possui suas próprias preferências e interesses e cabe a nós respeitá-las. É muito importante também que a brincadeira seja algo prazeiroso, interessante, divertido e leve! Ainda, conforme converso com os familiares dos meus pacientes durante o tratamento, não existe uma “fórmula mágica” para a criança com distúrbio de linguagem desenvolver a fala de uma hora para a outra. É necessário muita paciência e vontade de estar interagindo com a criança. O brinquedo em si não vai ensiná-la a falar e realizar o trabalho todo sozinho. Mas o brinquedo e a brincadeira são recursos que vamos utilizar para iniciarmos e multiplicarmos a interação com a criança. Se você convive com crianças com dificuldades na fala, não deixe de vivenciar esses momentos de aprendizado e diversão com ela. Seguem alguns materiais que considero educativos e que oferecem diversos “jeitos de brincar” a fim de estimular a linguagem:
- Encaixes simples (melhor ainda se produzirem sons)
- Livros infantis (procure por aqueles que fazem sons quando a criança aperta em alguma parte deles; que têm pedaços de tecidos, texturas e materiais diferentes para que ela toque e sinta)
- Miniaturas de animais, pessoas, família, itens de cozinha, comida
- Mini cozinha, mini casa (sim, os meninos também adoram esses brinquedos!)
- Puxa puxa batatinha
- Quebra cabeças simples que envolvam números e letras
- Brinquedos que tenham peças para encaixar
- Lego Duplo
- Senhora e Senhor Cabeça de Batata
- Pula Macaco
- Pula Pirata
- Pega peixe
- Jogo Cilada
- Jogo Cai não cai
- Jogo Contra o tempo
- Jogo da Pizzaria Maluca
- Telefone de brinquedo
- Jogo de boliche de plástico
- Bola grande e colorida
- Microfone infantil e instrumentos musicais
- Kit de ferramentas
- Kit de dentista
- Kit de médico
- Navio pirata
- Lousa com giz ou caneta
- Dominó
- Jogo de memória
- Máscaras faciais engraçadas ou de super-herois
- Fantoches de mão e dedo
- Jogos de madeira
- Bolhas de sabão
- Piscina de bolinhas
- Conjunto de bola e cesta de basquete
- Fantasias
- Lanterna
- Fantasias
- Materiais escolares: massinhas de modelar, canetinhas de colorir diferentes, tintas e pincéis, areia colorida.
Esses foram alguns dos recursos que gosto de utilizar na fonoterapia. Espero ter ajudado de alguma forma! Beijos, Fono Bárbara Girardi.
Deixe um comentário