Como ouvir ainda melhor com aparelhos auditivos!
Você começou há pouco tempo a usar aparelhos auditivos e ainda tem algumas dúvidas?
Saiba mais:
1 – TENHA PACIÊNCIA
É importante saber que existe um período necessário para a adaptação com as próteses. Se você está há muitos anos sem escutar bem, tenha paciência com o processo. A partir de agora você voltará a ouvir muitos sons que já não ouvia mais, Aos poucos seu cérebro irá processando as informações que estarão chegando. É normal ouvir dos pacientes frases como: “esse aparelho está fazendo um ruído, estou ouvindo um som que não reconheço”. Tudo isso acontece porque o cérebro acaba se esquecendo de alguns sons depois de tantos anos sem receber esses sons. Então, é importante ter calma e aguardar esse período de assimilação. Cabe ao familiar ou as pessoas que convivem com o usuário a ter paciência e auxiliar da melhor forma possível.
2 – CONVERSE DE FRENTE E DE PERTO
Sempre que possível fale de frente para as pessoas, mantendo um bom contato visual. Para o usuário de prótese auditiva é importante fazer leitura labial para auxiliar na compreensão da fala.
3 – EVITE CONVERSAS QUANDO HÁ MUITO BARULHO NO AMBIENTE OU A LONGAS DISTÂNCIAS
Para novos usuários, ambientes com muita competitividade sonora pode ser um desafio. O uso e a experiência com a prótese fará com que o cérebro faça a seleção correta do que é ruído e o que é fala. Deve-se evitar também conversas à distância (como de um cômodo a outro da casa) pois as próteses auxiliam e trazem grandes benefícios aos usuários, porém, nem mesmo pessoas com audição normal conseguem manter um diálogo fluente a longas distâncias.
4 – NÃO MOLHE NEM DURMA COM OS APARELHOS
Não esqueça de tirar os aparelhos para dormir e ao tomar banho. Quando não estiver usando, abra a gaveta de pilhas para desligá-los e não consumir as baterias. Não esqueça de deixá-los descansando no pote de sílica a fim de tirar a umidade. A sílica deve ser trocada a cada 5 meses.
5 – MANTENHA OS APARELHOS LIMPOS
Não esqueça de limpar a ponta do aparelho quando o tirar das orelhas, diariamente. É importante para que ele não acumule cera de ouvido nem fique entupido. Caso isso aconteça, você não vai ouvir bem e seu fonoaudiólogo precisará realizar uma limpeza mais profunda. Não use água na limpeza, apenas um lenço seco ou guardanapo de papel.
6 – CUIDE DOS SEUS APARELHOS
Ao tirar os aparelhos dos ouvidos, guarde na caixinha que você recebeu. Eles são pequenos, então pode ser fácil perdê-los de vista. Evite quedas.
7 – TREINE MUITO A COLOCAÇÃO
Coloque e tire seus aparelhos várias vezes do ouvido, em frente a um espelho, até que você adquira prática e destreza. Lembre-se de sempre empurrá-los bem lá dentro dos ouvidos. Se eles estiverem mal colocados, os sons não entrarão corretamente e a adaptação não ficará 100%.
8 – CADA APARELHO NO SEU LUGAR.
Lembre-se que cada aparelho foi moldado e ajustado para a orelha correspondente. Não tente colocar o aparelho da orelha direita na orelha esquerda e vice-versa.
9 – PROTEJA OS APARELHOS DO CALOR.
10 – PILHAS.
Fique atento ao momento de trocar as pilhas. O aparelho auditivo não apresenta o mesmo desempenho para qualidade sonora quando a pilha ou bateria está fraca, então é preciso realizar essa troca sempre que necessário.
Lembre-se de que as pilhas têm um tamanho adequado (pode ser 13, 312, 10 ou 675, saiba o seu!)
11 – SEM SPRAYS DE CABELO E MAQUIAGEM EM CONTATO COM OS APARELHOS.
12 – SAIBA LIDAR COM O BOTÃO DE VOLUME.
Se o seu aparelho tem botão de volume, tome cuidado ao manuseá-lo para não tocar ali por acidente. Caso esteja num ambiente muito barulhento, você pode diminuir o volume. Se estiver num ambiente em que as pessoas falem muito baixo, você pode aumentar o volume. Lembre-se que você pode aumentar ou diminuir o volume pressionando com força várias vezes cada uma das extremidades do botão. Lembre-se também que ao desligar e ligar o aparelho, os ajustes retornarão à configuração inicial.
13 – TIRE SEMPRE SUAS DÚVIDAS.
Os aparelhos auditivos são extremamente modernos, digitais e ajustados por software no computador, pelo fonoaudiólogo responsável e especialista, de acordo com as queixas do paciente, grau e tipo de perda auditiva. Você notou alguma dificuldade enquanto usava os aparelhos? Em alguma situação o desempenho auditivo não foi tão tranquilo? Não deixe de anotar todas as suas dúvidas e queixas para que quando retornar ao atendimento com seu fonoaudiólogo ele possa reajustar a programação.
Deixe um comentário