Perda auditiva e Demência. Você sabia que há relação?

Perda auditiva e Demência. Você sabia que há relação?

Demências neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, são um grande problema de saúde no envelhecimento da população mundial.

Um estudo recente mostrou que o fator de risco mais forte para demência na meia-idade é a deficiência auditiva. Ele também mostrou que aproximadamente 9% dos casos de demência são atribuíveis à perda auditiva na meia-idade. A relação entre deficiência auditiva e pior capacidade cognitiva na vida adulta também foi relatada em vários estudos transversais e longitudinais.

Estudo que analisou a relação longitudinal entre uso de aparelhos auditivos e função cognitiva em idosos americanos mostrou que o uso de aparelhos auditivos pode ter um efeito atenuante na trajetória do declínio cognitivo nos idosos com perda auditiva. Ampliar e disseminar o uso de aparelhos auditivos e serviços de reabilitação para deficiências auditivas mais cedo e no início da perda auditiva podem auxiliar a conter o crescimento mundial de casos de demência.

#AparelhosAuditivos #ReabilitaçãoAuditiva #Surdez #Demencia #Alzheimer

?? Ref: Maharani, Asri, et al. \”Longitudinal relationship between hearing aid use and cognitive function in older Americans.\” Journal of the American Geriatrics Society 66.6 (2018): 1130-1136.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *