Perda auditiva em apenas uma das orelhas. Preciso de aparelho auditivo?
SIM!
Perda auditiva unilateral é a perda auditiva que afeta somente UMA das orelhas. Por muitos anos esse tipo de perda foi subestimada e as pessoas acreditavam que uma orelha normal seria o suficiente para suprir as necessidades diárias de audição e comunicação.
Hoje em dia já sabemos que pessoas com perda unilateral podem apresentar dificuldades acadêmicas, de comunicação, principalmente em ambientes ruidosos, alteração de fala e linguagem, déficits no processamento auditivo central e dificuldades sociais e emocionais.
Tudo isso está relacionado à falta da audição binaural, ou seja, com as duas orelhas trabalhando em conjunto, que é a condição natural da audição. A audição binaural proporciona:
– melhor localização da fonte sonora
– somação binaural
– eliminação do efeito sombra da cabeça
– habilidade de separar os sons dos ruídos ambientais
– melhor reconhecimento de fala na presença de ruído
Assim, para minimizar os efeitos causados por este tipo de privação sensorial, o Ministério da Saúde recomenda o uso de próteses auditivas convencionais, em casos de perda auditiva unilateral que apresentem audição residual passível de amplificação sonora.
Você tem perda auditiva em apenas uma das orelhas e sente impactos negativos no seu dia a dia? Consulte um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo a fim de investigar melhor se você poderia adaptar prótese auditiva e conseguir benefícios com ela!
Referência bibliográfica: COSTA, Lidiéli Dalla; SANTOS, Sinéia Neujahr dos; COSTA, Maristela Julio. Perda auditiva unilateral e o uso de prótese auditiva: reconhecimento de fala, benefício, autopercepção do desempenho funcional e satisfação. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 21, n. 1, e13918, 2019.
Deixe um comentário