Escuto mas não entendo. Saiba o porquê!

Escuto mas não entendo. Saiba o porquê!

Uma das queixas mais comuns entre as pessoas que estão com início de perda auditiva natural do envelhecimento, a presbiacusia, é ouvir mas não entender.
A sensação de conseguir escutar, mas não entender o que foi dito acontece porque nos adultos grande parte das perdas auditivas não afeta de uma vez só todos os sons da fala. Geralmente se perde primeiramente a capacidade de ouvir sons agudos, como os sons das letras \”v, f, z, s, d, t\”. Mas a percepção de sons de fala mais graves, como \”m, n, p, b, l\” pode estar um pouco mais preservada. Ainda, se escuta melhor as vogais do que as consoantes.
Nestes casos, a pessoa consegue perceber a fala, mas a informação chega incompleta, exigindo do cérebro grande esforço para compreensão das palavras. Pessoas com surdez podem relatar maior cansaço ao final do dia. Dificuldades para entender a fala ao telefone, televisão, em ambientes ruidosos também são queixas frequentes. Não deixa de buscar o tratamento adequado para essas dificuldades.

Ainda, a dificuldade para entender o que as pessoas falam também pode acontecer em pessoas com o exame de audiometria dentro dos padrões de normalidade. Isso pode ocorrer em casos de alterações do processamento auditivo central.
É muito importante consultar seu médico otorrinolaringologista e seu fonoaudiólogo para realizar uma avaliação detalhada de sua audição!

#Audição #Ouvir #Presbiacusia #ProcessamentoAuditivo #FonoBarbara


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *