“Meu pai não está usando os aparelhos auditivos. O que fazer?”

“Meu pai não está usando os aparelhos auditivos. O que fazer?”

Antes de mais nada, tenha paciência e muita sensibilidade ao tocar nesse assunto com seu familiar. Evite falar desse assunto em público. Escolha um momento apropriado em que você possa falar a sós com ele. Esteja aberto (a) para ouvir os motivos pelos quais ele não está usando. Ao invés de responder intempestivamente, procure se expressar de forma respeitosa e compreensiva.

Tente entender os motivos pelos quais ele abandonou os aparelhos auditivos.
Os aparelhos auditivos machucam os ouvidos ou parecem não estar bem encaixados?
Eles são difíceis de serem manuseados?
A amplificação dos sons está muito intensa e desconfortável ou seu pai parece não notar diferença quando coloca os aparelhos auditivos?
Os aparelhos parecem estar estragados ou mudos?

Sugira agendar uma consulta de revisão ou ajustes com o fonoaudiólogo que adaptou esses aparelhos auditivos e acompanhe seu pai até o profissional.

Explique que é importante retornar ao local da compra para consultas de revisão e ajustes. Os aparelhos auditivos em sua grande maioria são ajustáveis e programáveis de acordo com a audição e necessidades do paciente. Logo, o fonoaudiólogo poderá realizar ajustes nos sons que estão desconfortáveis, substituir peças que possam estar machucando o conduto auditivo, aumentar ou diminuir a amplificação ou até mesmo reforçar algumas informações como o manuseio, colocação adequada, troca de pilhas…

Reforce com seu familiar o quanto você considera importante que ele escute bem e o quanto você se preocupa com ele. Pontue algumas situações do cotidiano em que seria importante e seguro ele ouvir bem e estar usando seus aparelhos auditivos. Muitas vezes, a família percebe mais as dificuldades de não escutar bem do que o próprio paciente. E todas essas situações aumentam o estresse, as preocupações e o convívio entre os familiares.

Se você precisa de suporte para que seu familiar possa ter uma reabilitação auditiva eficiente e humanizada, entre em contato conosco:(51) 986061991.

Clínica Bárbara Girardi. Av. Castro Alves, 291, Sapucaia do Sul – RS


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *